terça-feira, 11 de outubro de 2011

Por que smartphones da Samsung crescem em tamanho de tela e o iPhone não?

Você sabe qual é o tamanho ideal para um celular touch? A tela precisa ser grande o suficiente para oferecer boa resolução (importante para exibir vídeos, jogos e fotos), permitir que os comandos pelos dedos sejam acessíveis e garantir boa visibilidade, tanto para quem navega na internet, como para quem se limita a ler e-mails. Entretanto, é interessante entender como as duas grandes rivais no mercado de smartphones, Apple e Samsung, adotam conceitos diferentes para chegar ao tamanho ideal da tela. Entenda cada uma delas:


Comparação entre as telas (Foto: Reprodução)



Samsung
Telas com uma densidade de pixels cada vez maior parece ser esse o norte da Samsung, que constantemente vem dilatando seus aparelhos. O Galaxy SII possui uma tela de 4.2 polegadas, e quem já o segurou percebe que ele é realmente grande e pesado. Já o Nexus Prime, a ser produzido pela empresa sul-coreana, terá 4.6 polegadas. Além deles, também existe oSamsung Galaxy Note, um tipo de híbrido entre smartphone e tablets, com tela de 5.3 polegadas.
Mas seu principal concorrente, o iPhone, 'parou' em 3.5 polegadas. O que explicaria essa opção da Apple?
Apple
Além da portabilidade, há um conceito de design e ergonomia sensível envolvido. Se você pegar um Galaxy SII com a mão direita e tentar acessar a tela com o polegar, verá que não terá como tocar botões e recursos que estejam no lado esquerdo da tela. Há um arco limite de até onde você pode ir com o seu dedo, usando apenas uma mão para operar o celular.
Agora observe o iPhone, com tela de 3.5: no mesmo exemplo, com apenas uma mão e um dedo você consegue acessar cada canto da tela com facilidade. Isso torna o aparelho mais prático e mostra que o valorizado design dos produtos da Apple não são apenas fruto da forma, mas também da usabilidade. Não é algo apenas desenvolvido para ser bonito e ter organicidade, mas também com foco na praticidade.
É interessante observar que dificilmente uma mão espalmada vá superar 9 polegadas. Na média, portanto, um celular com mais de 4 polegadas tende a ser desconfortável de manusear com apenas uma mão. Para encaixar-se na média, a Apple vem limitando o tamanho do iPhone em 3.5 polegadas, o que, além de facilitar o uso, favorece a portabilidade – o iPhone entra em qualquer bolso – e contribui para diminuir seu peso.
Obviamente isso não significa que um iPhone no futuro não possa crescer em tamanho, se o mercado e a exigência dos consumidores o empurrarem para isso. Mas o fato é que, para não depor contra o conceituado nível estético e ergonômico dos seus produtos, dificilmente a Applequebrará a regra das 3.5 polegadas e o dedo que, soberano, controla toda a tela.
Via TNW

0 comentários:

Postar um comentário