terça-feira, 5 de abril de 2011

AppX: Windows 8 e Windows Phone 8 poderão rodar os mesmos aplicativos

Esta versão de desenvolvimento do Windows 8 está dando o que falar. Agora vem a vez do AppX: um novo tipo de modelo de empacotamento de aplicativos do Windows 8, que lembra muito os pacotes de aplicativos do Windows Phone 7, segundo o istartedsomething. Se for de fato verdade, significa que o tipo de aplicativo "AppX" poderá ser comum ao Windows 8 e Windows Phone 8 (codinome Apollo), oferecendo aos desenvolvedores uma maneira de escrever aplicativos para ambos, sem perda de tempo.

Em outras palavras, esse pode ser o caminho da Microsoft para permitir aos aplicativos rodarem nos dois sistemas e consequentemente em uma grande variedade de dispositivos, incluindo desktops, laptops, tablets e smartphones. O AppX é uma especificação que descreve como os aplicativos são empacotados e instalados, e foi basicamente inspirado no sistema XAP do SilverLight.

Os pacotes AppX requerem um arquivo manifest XML chamado AppXManifest.xml. Neste arquivo, os desenvolvedores terão que especificar vários atributos obrigatórios e opcionais, e no caso, muito mais que no Windows Phone 7 . Uma lista básica seria:

Identidade do aplicativo - nome, editor, versão;
Arquitetura do aplicativo - arquitetura do processador, tipo de aplicação, framwork necessário, versão do sistema operacional;
Dependências - nome, editor e versão mínima de outros aplicativos necessários;
Capacidades - recursos de rede do sistema de arquivos e perfil solicitado pelo aplicativo;
Extensões do SO - tipos de arquivos associados e protocolos, AutoPlay, "Charms", notificações, tela inicial;
Personalização - logo, nome, descrição e cores para a interface de usuário.

O formato AppX aparenta trabalhar em muitos tipos de aplicações, como os nativos Win32, os baseados em framework e até os Web. Vale lembrar que a Microsoft não anunciou ainda nada sobre isso, trata-se de uma espiada na versão de desenvolvimento. Mas se for verdade, os desenvolvedores terão um meio eficiente de desenvolverem para o Windows e Windows Phone numa só tacada software que variem desde wigdets até jogos e aplicativos completos.

Post. David Almeida

0 comentários:

Postar um comentário