quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As saídas VGA e DVI finalmente estão chegando ao fim da linha

As saídas VGA analógicas nos acompanham desde os primeiros PCs, oferecendo uma opção barata de interface. Elas eram companheiras ideais para os antigos monitores CRT, que também eram analógicos e podiam usar o sinal enviado para a interface para controlar diretamente o refresh do monitor, simplificando os projetos. Entretanto, com a entrada dos monitores LCD e plasma elas se tornaram estranhas no ninho, já que estes monitores digitais precisam incluir controladores adicionais para converterem o sinal analógico em digital. Não apenas isso aumenta o custo, mas também degrada a qualidade da imagem.
O DVI surgiu como um substituto para o VGA, mas acabou caindo no mesmo saco, já que com a exceção do DVI-D (que é puramente digital), os padrões DVI mantêm o uso do sinal analógico para fins de compatibilidade, tanto que você pode conectar um monitor com cabo VGA em uma saída DVI simplesmente usando um adaptador simples. Outra questão é que o DVI é um padrão que não evolui desde 1999, falhando em acompanhar o desenvolvimento de mais de uma década.


Já faz tempo que os fabricantes estão tentando eliminar estas duas interfaces e com a popularização do HDMI e do DisplayPort eles finalmente estão vendo a luz no fim do túnel. Tanto a Intel quanto a AMD estão planejando deixar de suportar o VGA e as variações analógicas do DVI em seus chipsets a partir de 2015, com a AMD pretendendo aproveitar a oportunidade para eliminar o DVI completamente. Naturalmente, isso não impedirá que fabricantes interessados ofereçam as interfaces incluindo controladores externos, mas o custo e complexidade adicionais serão um desestimulo.
Embora o HDMI já seja o padrão mais usado em TVs e home-theaters, o sucessor natural para o DVI nos PCs é o DisplayPort, que por sua vez ianda está longe de ser a interface mais usada por monitores, muito embora esteja sendo fortemente empurrado pela AMD, que o adotou como interface preferencial no Eyefinity. Eliminar o VGA até 2015 parece ser factível, já que mesmo quem insistir em usar um monitor antigo poderia fazê-lo aproveitando uma placa de vídeo que ofereça a saída ou um conversor, mas a menos que a AMD consiga realizar alguma campanha milagrosa, não parece possível que consigam convencer todos os fabricantes de monitores e todos os usuários a migrarem para o DisplayPort em apenas três anos.

Via: tecnologiaIG

0 comentários:

Postar um comentário