sábado, 10 de dezembro de 2011

Motorola Spice Key XT316: barato, com teclado e tela de toque

Além de lançar aparelhos carésimos, daqueles que fazem os amantes de tecnologia babarem, a Motorola também investe objetivo na produção de smartphones "de entrada" - aparelhos com Android, mas com processamento mais fraco, resolução de tela menor, e preço bem mais em conta.
Um deles, lançado no final de 2011, é o Motorola Spice Key XT316, o substituto do malquisto Spice XT300. Ele não segue mais o visual slide do antigo modelo. Agora, ele vem em um monobloco, com teclado QWERTY físico, tela touchscreen e acabamento em plástico. Veja o que temos a dizer sobre ele.

Design
Assim como outros aparelhos da mesma categoria, como o Samsung Galaxy 5 e o LG Optimus Me, seu corpo é todo em plástico, dando um ar de “smartphone de entrada”. Não que ele seja feio... Ele segue o formato de barra, com teclado físico embaixo, em uma forma comprida e alongada. Mas é muito melhor do que o quadrado MB502.

Smartphone Motorola Spice Key XT316 (Foto: Stella Dauer)


O plástico brilhante preto cobre todo o smartphone, inclusive nas bordas da tela. Um detalhe em plástico prateado com textura de bolinhas circunda o aparelho, abrigando alguns botões.
Ele é leve, com apenas 110 gramas, e sua forma retangular auxilia na hora de segurar o aparelho com as duas mãos, ou com apenas uma mão para digitar mensagens (assim como também na hora de se tirar fotos). Em cima, há uma entrada para fone e o botão de energia, e no lado esquerdo há apenas uma conexão microUSB. No lado direito, concentram-se os botões de volume e o dedicado a fotos.
Atrás, o Spice Key XT316 tem uma câmera, e um traço, por onde fica a saída de som. A tela divide o espaço frontal com os botões padrões do Android, e com um teclado QWERTY físico completo, com duas teclas ALT, números e símbolos.

Tela
Não dá para esperar muito de um modelo nesse valor médio, mas não há do que reclamar. A tela é até grande, uma TFT capacitiva com 2.8 polegadas, 240 x 320 pixels de definição e multitoque. Suas 256 mil cores não são um espetáculo, mas serve bem aos propósitos do aparelho.


Mesmo sendo considerado "de entrada", é possível assistir vídeos e jogar, se você ignorar a baixa definição, já que o tamanho é razoável. E não é preciso nem se preocupar com as dificuldades do teclado, já que ele é físico.

Hardware e processamento
O processador tem 600MHz e 256MB de RAM. Não é muita coisa hoje em dia, e ele pode engasgar em situações que exigirem bastante do desempenho, como em jogos com gráficos mais avançados. Ainda assim, ele está adequado a sua categoria. A resposta dele é bem rápida, com transições fluidas e rolagem quase solta, sem engasgos.



Como todo Android, ele traz conexões como Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1 – que permite, além da troca de arquivos, a conexão com dispositivos sem fio como fones – e GPS com A-GPS, além de ser 3G Quad-band. Também estão presentes sensores como acelerômetro e o de proximidade.
A bateria tem duração média. Foram aproximadamente 10 horas de uso leve, mas ele não escapa da tomada por mais de um dia.

Câmera
A Motorola não é lá muito boa nas câmeras, principalmente em modelos de entrada. Não espere muito do sensor de 3.1 megapixels, a não ser registros rápidos do dia a dia. A câmera não vem com flash e nem autofoco, mas possui botão exclusivo para fotos.





Mesmo em situações de muita luz ela parece escurecer as imagens, ainda que com pouca granulação. Pelo menos as imagens de interiores ficam parecidas com as externas. Quebra um galho, mas é melhor não se empolgar.
A gravação de vídeo em 480p – definição padrão – é simples e serve para pequenos registros também. Captura bem o som, ainda que abafado, mas a lente não permite a entrada de muita luz, e por isso os vídeos ficam bem escuros.

Sistema operacional e usabilidade
Esse aparelho vem com a versão 2.3.3 do Android instalada, uma das mais recentes, e por isso o sistema é rápido, com boa resposta, e melhorado. Ele possui emulador para aplicativos em Java, mas não tem suporte a flash.


No geral,  é um aparelho bom de se usar. É prático, possui tanto a tela de toque como o teclado QWERTY, tem design em formato de barra e seu sistema é simpático. Falando em usabilidade e comparando-o com sua categoria, não há o que reclamar dele.

Aplicativos
Não há nada de muito diferente aqui. Temos os aplicativos padrão do Android, como Calendário, Gmail, Gtalk, Maps, Market, Locais, Navegador GPS, YouTube, entre outros. Há também o MotoID, que identifica músicas pela internet, leitor de RSS, gerenciador de arquivos, Facebook, Messenger, suíte QuickOffice e os jogos Midnight Bowling 2 e Tetris. A loja exclusiva da Motorola, SHOP4APPS, também vêm inclusa.


O aparelho também possui um recurso para "trocar de modo", alternando a home do celular para modos segmentados, de "entretenimento", "pessoal", "negócios" e "padrão", onde cada um deles pode ser personalizado com widgets e atalhos para aplicativos. O recurso é ótimo, e permite que se tenha vários “tipos” de aparelho em um só.
Música e mídia
A qualidade do som externo dele é muito boa. O estéreo é razoável, e os agudos ficam bem, com um pouco de distorção nos graves, mas nada que incomode demais. O volume é alto, tanto pela única saída de som na traseira quanto pelos fones de ouvido convencionais, que acompanham o pacote.
O tocador de músicas é o simples de sempre, mas é funcional e bonito. O XT316 vem também com rádio FM, compatível com o sistema RDS, que mostra o nome das músicas e dos autores que estão tocando. Para reproduzir filmes, ele deu pequenas engasgadas, mas foi capaz de reproduzir uma série de formatos. Sua tela de 2.8 polegadas não é lá muito confortável, mas vale a pena em uma longa fila de espera ou no ônibus lotado em horário de pico.
Encontramos apenas 512MB de memória interna, parcialmente resolvidos pela presença de um cartão microSD de 2GB, que pode ser expandido para até 32GB. Entretanto, mesmo com a possibilidade de se instalar aplicativos no cartão, cada app deixa um pouco de si dentro da memória interna, então cabem poucos aplicativos, independente do tamanho do cartão.

O que vem na caixa
A pequena caixinha do Spice Key acompanha o aparelho, bateria, cabo USB, carregador de tomada, um par de fones de ouvido e papeis diversos, entre eles um guia rápido de uso.


Informações

Tela: 2.8 polegadas
Resolução de tela: 240 x 320 pixels
Sistema operacional: Android 2.3.3 Gingerbread
Rede: GSM/EDGE/3G
Armazenamento: 256MB internos, acompanha microSD de 2GB
Câmera: 3.1 megapixels
Flash: sim
Conectividade: WiFi n/b/g, GPS com A-GPS, Bluetooth 2.1, 3G
Sincroniza com PC: sim
Dimensões: 11,6 x 5,8 x 1,3 cm
Peso: 110g
Autonomia de bateria: Até 650h em stand-by / Até 8h em conversação
Itens inclusos: aparelho, bateria, cabo USB, carregador, fones de ouvido e manuais.

0 comentários:

Postar um comentário