segunda-feira, 5 de março de 2012

Supostas edições do Windows 8 aparecem no registro do Consumer Preview

Até o momento a Microsoft evitou falar sobre as edições do Windows 8. O blog dos desenvolvedores traz muitas novidades sobre o sistema, mas não deixaram claro em nenhum momento qual recurso estará presente em tal edição, nem quais serão elas e muito menos os preços.
Muito se falava sobre três edições apenas: Windows 8, Windows 8 Enterprise e Windows 8 Professional - todas elas com versões de 32 e 64-bit. O rumor ganhou força quando estes termos foram listados num documento no site da HP.
Olhando no registro do Consumer Preview dá para ter uma pista um pouco mais precisa das edições, também chamdas de SKUs. Na chave a seguir todas as edições são exibidas:
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Component Based Servicing \ PackageIndex \ Product


E são elas:
  • Windows 8 Enterprise
  • Windows 8 Enterprise Eval
  • Windows 8 Home Basic
  • Windows 8 Home Premium
  • Windows 8 ARM
  • Windows 8 Professional
  • Windows 8 Professional Plus
  • Windows 8 Starter
  • Windows 8 Ultimate
Isso traz mais edições do que no 7, com uma grande diferença óbvia que seria a edição ARM, mas a Professional Plus chama a atenção. Elas estão marcadas no Consumer Preview, um beta; naturalmente não dá para ter certeza de que existirão na versão final.
Uma tática da Microsoft para conseguir mais dinheiro depois do Windows XP foi criar as edições separadas do Windows, o que já era feito nas versões de servidor. Da mais básica para a mais avançada novos recursos são liberados em troca do pagamento maior. No Brasil os preços normalmente variam de R$ 329 a R$ 649, indo do Windows 7 Home Basic ao Ultimate (considerando os preços da loja oficial). As edições Starter e Enterprise não são vendidas para consumidores comuns.
Pouca gente precisa do Ultimate, que promete extras mas não anima nada desde o Windows Vista, quando esta edição foi criada. A ação de marketing faz pensar que a mais cara é a melhor, então quem pode pega ela sem pensar duas vezes, sendo que para os desktops domésticos a Home Premium está de bom tamanho - a Basic não suporta o Aero, que pode ser obtido em alguns casos com um hack aplicado pelo AeroEnabler.
Independente dos preços e das edições finais quando o Windows 8 for lançado, é bobeira correr logo de cara para as edições mais "poderosas". Na prática apenas alguns tipos de entusiastas e desenvolvedores acabam precisando dos recursos delas. Quase sempre as limitações ficam por conta das ferramentas administrativas inclusas e alguns aplicativos de entretenimento, sendo o BitLocker (criptografia do HD) um dos extras mais valiosos mas que aparentemente poucos usam.


Via: Hardware

0 comentários:

Postar um comentário