quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mikrotik?

Ae galera estava aqui de bobeira no messenger e veio algum amigo perguntar sobre power router 732? hãn o que?
na verdade ele queria saber se eu era um consultor mikrotik !!!! kkkk falei que não era.
então agora vamos  falar um pouco sobre mikrotik o que é ? pra que servi etc...


Mikrotik?

 Mikrotik (ou Mikrotikls) é uma empresa da Latvia, fundada em 1995.


Eles produzem um software chamado RouterOS, um software licenciado (pago), que transforma a plataforma x86 em um poderoso roteador. Fabricam também um equipamento para redes wireless chamado RouterBoard.
É muito utlizado por provedores de banda larga via rádio, que tem nele uma plataforma estável, leve e robusta. Ele é baseado no Linux, mas utiliza um console que impede qualquer acesso direto ao disco. Suas funções variam em dependendo da licença escolhida.
Com o RouterOS, podemos fazer roteadores, hotspots, controle de banda, firewall, proxy… uma das funções que mais me chama a atenção é realizar o hotspot independente da configuração de IP da máquina cliente. Uma excelente opção para um lugar com alta rotatividade de pessoas como um hotel.
Com o RouterOS podemor criar uma rede muito segura, com um firewall eficiente e concatenação de links. Como protocolos de roteamento, ele suporte BGP, RIP, etc…
Para a administração deste ambiente, temos disponíveis os seguintes métodos:
  • console (local e remoto) — todas as funções podem ser configuradas, mas peca na parte de monitoramento
  • winbox (remoto) — programa da plataforma windows, que permite a administração de forma remota. Muito eficiente e prático. Ambiente ideal para monitoramento e configuração.
  • web (remoto) — configuração prática e funções limitadas
  • The Dude — outro programa da plataforma Windows, que permite a criação e manutenção de mapas de rede. Mostra em tempo real a banda dos links e funciona como ferramenta de monitoramento, indicando quando hosts estão ativos ou caídos.
Já as routerboard são equipamentos de rádio, que tem a capacidade de montar links wireless com alta capacidade de tráfego, inclusive utilizando duas antenas e uma configuração especial chamada N-streme (protocolo proprietário).
Mais informações podem ser obitidas nos links abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário