terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ubuntu poderá ter menus de volta às janelas, mas de forma diferente

Ubuntu poderá ter menus de volta às janelas, mas de forma diferente

 A polêmica interface do Unity trouxe vários problemas ao mudar radicalmente o comportamento do Ubuntu. Um dos problemas é leve, mas existe: o menu universal no topo da tela, exatamente como no Mac OS X. A barra superior é alterada de acordo com a janela em uso, exibindo o menu principal dela.

Desktop do Mac. Observe que a janela do gerenciador de arquivos não apresenta o menu; este fica na barra superior da tela. O mesmo conceito foi aplicado há algum tempo no Ubuntu. 
O menu ali tem seus efeitos positivos, oferece um ganho de espaço na tela e traz uma experiência interessante. Mas muita gente não gostou da mudança. Até porque é necessário levar o mouse para o alto, percorrendo uma distância muito maior. Isso fica pior ainda em telas grandes.
No mundo do Mac o problema parece não existir, já que o menu sempre foi no topo. E os programas já foram projetados pensando nisso, concentrando o fluxo de trabalho principal na interface da janela. Tudo parece mais nativo, mais direto, mais natural. Já no caso do Ubuntu a situação não é exatamente a mesma: ter o menu no topo da tela não era o comportamento padrão, e não é dos programas em si - ao rodá-los no GNOME ou KDE o menu aparece no lugar de sempre. A troca exige uma adptação que muita gente quer evitar. Esse desconforto nem sempre é visível, mas existe também no Mac ao usar programas portados de outras plataformas, sem tanta integração ao ambiente. Como no Mac sempre foi assim os usuários não estranham, mas no caso do Ubuntu houve uma certa resistência durante a troca, que parece persistir - com menor força - até hoje. Falando nisso, os botões da barra de título à esquerda também foram inspirados no Mac, sendo esta uma das maiores críticas logo que o Ubuntu adotou essa posição.
De qualquer forma, isso parece prestes a ser resolvido. Atualizações recentes nos códigos do Ubuntu além destes dois relatórios de bugs (link 1 e link 2) indicam um novo menu resumido num botão, que aparecerá diretamente nas janelas.
Eles ainda não são estáveis e é necessário compilar branches manualmente, incluindo do Metacity, Unity, Compiz e os temas Light. O cara do Web UPD8 testou, eis o resultado:





A posição do botão do menu entre os botões fechar, minimizar e maximizar também pode ser alterada:



O menu compacto aparece na janela quando ela não está maximizada, caso contrário aparece no painel. A opção pode ser ativada ou desativada pelo Dconf-editor (com > canonical > indicator > appmenu > menu-mode: locally-integrated).
Tudo indica que este será um recurso do Ubuntu 12.04, mas ainda não há tanta certeza. Talvez ele nem fique ativado por padrão, mas pode ser uma forma para evitar as reclamações de quem acha o menu muito distante das janelas dos programas. Um meio termo para tentar conciliar as novidades com uma experiência um pouquinho mais próxima da clássica.
Além disso há um outro grande recurso dado como mais certo: o HUD, já comentado aqui. Ele permite acessar os itens de menu (e uma série de outras coisas) pelo teclado, teclando Alt e a seguir digitando um trecho do texto, rótulo ou dica da ação desejada. Ele não substitui a experiência anterior, na verdade apenas complementa ela, sendo uma inovação do Unity - algo que parece estar atraindo mais elogios do que críticas, finalmente.




Via: Hardware

0 comentários:

Postar um comentário